O livro Internet na Educação, escrito pelo professor Marco Aurélio Kalinke, foi publicado em 2003 pela Editora Chain, de Curitiba - PR.

    O texto trata da utilização da Internet como ferramenta educacional, e tem como subtítulo: quando, como, onde e porquê. Este subtítulo ilustra com exatidão o conteúdo do livro.


São oito capítulos, num total de 145 páginas, assim distribuídos:

 

1       INTRODUÇÃO 

      2   NOVAS TECNOLOGIAS E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS EDUCACIONAIS

      3 O USO DA INTERNET EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

            4 CRITÉRIOS PARA ANÁLISE E SELEÇÃO DE SITES    EDUCACIONAIS SOB O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA

       5 CRITÉRIOS PARA ANÁLISE E SELEÇÃO DE SITES     EDUCACIONAIS SOB O PARADIGMA ERGONÔMICO

       6 A RELAÇÃO ENTRE ERGONOMIA E APRENDIZAGEM NOS  CRITÉRIOS SELECIONADOS

        7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

         

        8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Aqui você encontra a apresentação do livro e algumas indicações e comentários, feitos por professores e educadores.


Apresentação

Hoje, não mais se pode negar tanto a presença quanto as influências do computador como ferramenta de ensino dentro e fora da sala de aula. A idéia, ou o sonho, de que isso se daria em um futuro próximo faz agora parte do passado. Mais ainda, com o avanço a passos largos das tecnologias relacionadas à Internet, um volume cada vez maior de informações e possibilidades nos chega às mãos, ou melhor, à ponta dos dedos. Não se tem mais dificuldade em encontrar uma determinada informação, mas sim saber como selecioná-la de uma lista de possibilidades que parece infindável. Para notar isso, basta efetuar a busca da palavra “ensino” nos sites da Internet ao redor do mundo. Nesse contexto surgem as perguntas: como selecionar adequadamente um site educacional? De fato, o que significa ser “adequado”? Como se pode realizar a “seleção”?

O livro do Prof. Marco Aurélio Kalinke foi preparado tendo em vista tais questões. Ele as estuda com cuidado, procurando apresentar critérios consistentes para que a análise e a seleção de sites educacionais se dê de maneira efetiva. Para isso, utiliza duas teorias: a construtivista e a ergonômica. Na realidade, não basta que um site atenda a critérios construtivistas. Problemas de navegabilidade ou legibilidade, por exemplo, podem comprometer toda sua estrutura. Por essa razão, é necessário observar também critérios ergonômicos, a fim de que as ferramentas e metodologias dispostas atinjam os objetivos esperados. É como se a ergonomia agisse como um “lubrificante” para o bom funcionamento das “engrenagens” do site.

 O livro do Prof. Kalinke é uma fonte preciosa de informações para a seleção, a idealização, a construção, ou mesmo para a detecção e a correção de problemas em sites educacionais.

Prof. Alexandre Trovon


Muitos acreditam que trabalhos acadêmicos como uma dissertação de mestrado estão destinados a permanecer em estantes das bibliotecas nas universidades,
este trabalho nos mostra que nem sempre é assim. Ele contém informações sobre
sites educacionais que podem ser úteis para professores em exercício e para
aqueles que começam a pesquisar o assunto.

 Prof. Carlos Roberto Vianna


A indicação de sites educacionais é uma das solicitações mais freqüentes de alunos e professores de matemática. O trabalho do Prof. Kalinke vem trazer subsídios para atendermos esses pedidos, especialmente porque nele encontramos critérios que permitem tomar decisões coerentes, apoiadas nas teorias que fundamentaram sua dissertação.

 Profa. Helena Noronha Cury


Este texto nos brinda com uma leitura leve e agradável sobre a utilização da Internet em atividades educacionais. A conjugação de exemplos práticos com aspectos científicos nos leva a uma leitura dinâmica e que mostra ao leitor como utilizar a Internet de forma efetiva e eficiente. A presença constante de imagens reforça a aplicabilidade prática das idéias e das recomendações e indicações do autor.

 Prof. Jacir José Venturi


A incorporação de novas técnicas e metodologias de trabalho são condições imprescindíveis para a execução da tarefa de educar. Projetar rumos educacionais para os novos paradigmas, através da reflexão e do debate é a missão desta obra.

 Prof. José Luiz Amalio de Souza


Um livro que dá  ao leitor a certeza de estar no século XXI, pois cada
nova página corresponde uma  tela  de computador  no imaginário do
leitor.

 Prof. Luis Carlos de Domenico

Faça o seu pedido